COPEB

Ajudando você a voar com as águias!

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Esboços de Sermão Doutrinário Não Culpe Deus Por Seus Fracassos!

Não Culpe Deus Por Seus Fracassos!

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

TÍTULO DO SERMÃO:                Não Culpe Deus Por Seus Fracassos!

TEXTOS BASE:                      a) Salmos 51:10  "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável"

                                             b) 2 Coríntios 12:9 " A Minha Graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.

                                              c) Hebreus 11:  Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

 

PONTO CRUZ                    Podemos dizer que o três versículos acima formam uma oração de fé " Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável pois a tua graça me basta e nas minhas fraquezas o  Teu poder se aperfeiçoa; e a minha Fé me faz ver vitórias, em cada passo que dou." Amém.

 

PERGUNTAS DE LIGAÇÃO:

1.    Você acha que é uma pessoa de Fé?!

2.     Então porque se abala e murmura a cada problema?

3.    Você acredita que a graça de Deus te  basta, principalmente, nos momentos de fraquezas? Se sim, por que você culpa de Deus pelos seus fracassos? Se não, cadê a sua Fé?!

4.     E se você ainda continua acreditando que tem fé por que em muitos momentos desacreditou das promessas de Deus?

DESENVOLVIMENTO:   Quantas pessoas ouvimos dizer que tem Fé? Será que elas tem noção do verdadeiro significado de Fé? Segundo Hebreus  "Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem"; mas o  que as pessoas esquecem é que dentro deste conceito de fé há um elemento fundamental para que ela venha a se manifestar: a Atitude que é  manifestada por uma "Ação" ou uma "Reação".

Para desenvolver sua fé é preciso aprender a  agir sabiamente quando preciso ou reagir firmemente quando necessário porque o homem que caminha com Deus age e reage com fé e não com dúvidas.

PERGUNTA DE IMPACTO:  Você conhece alguém que conseguiu ser  escritor sem ter agido escrevendo um  livro?! Você conhece alguém que não contraiu dívidas gastando mais do que ganha?! Você acha que pode existir alguém que agindo contrário a vontade de Deus, tenha o brilho do Espirito Santo?  Claro que não.  Cada Ação corresponde a uma reação específica. Se você planta banana, vai colher banana. Se você planta maçã jamais colherá laranja.

Você já parou para pensar que toda ação  ou reação tem uma consequência?  É natural que se você  age pela fé de seu próprio entendimento colherá consequências desastrosas e que se agir  segundo o coração de Deus terá consequências boas porque só  Deus é certeza de vitórias.

Vamos a um exemplo prático.  Uma jovem pretende se casar com um rapaz mas todos os seus amigos lhe disseram que ele costumava bater na mãe. Ela apaixonada, "reage " fingindo não ouvir o que lhe disseram e  "agindo"  pela sua fé - acreditando que ele mudaria - se casou e seu casamento foi um terrível fracasso. Ela poderá dizer que  Deus foi o  responsável por sua desventura emocional? Onde estava a fé dela que não ouviu a voz de Deus quando usou seus amigos para avisá-la de  que aquele não era o rapaz escolhido por Ele?

Deus tem vitórias para você do tamanho de sua fé; por isso precisa aprender a desenvolver e a aumentar a sua fé; caso contrário, não pode culpar Deus por suas derrotas porque não foi Deus que agiu ou deixou de fazer o que lhe cabia fazer.

Peça a Deus para agir e reagir com o coração puro e espírito inabalável porque só assim sua vida entrará nos eixos e seguirá seu curso segundo a vontade de Deus.

Não cultive o espírito de derrota porque ele destrói a sua fé. Você não precisa do desanimo mas de bom ânimo para acreditar que teu socorro vem do Senhor.
Não perca tempo se lamentando
 por que não recebeu isso ou aquilo. Reaja aprendendo a agir segundo o coração de Deus porque Ele só tem vitórias para você , como teve na vida de José, de Moisés, de Davi e de tantos outros que tiveram atitude para cultivar a Fé verdadeira.

Conclusão: Quem tem Fé não esmorece pelo meio do caminho. Quem tem Fé só age e reage segundo o coração de Deus. Quem tem Fé não tem desânimo, cultiva o ânimo porque sabe que seu socorro vem do Senhor. Quem tem Fé não se lamenta pelo hoje mas acredita no amanhã de Deus. Que tem Fé espera no Senhor e ainda que as circunstâncias digam "não", quem tem Fé diz : "Tudo posso naquele que me fortalece".

Deus seja contigo. Tenha fé!

Última atualização ( Qui, 23 de Julho de 2015 12:45 )