COPEB

Ajudando você a voar com as águias!

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Esboços de Sermão Doutrinário Você Está Produzindo Bons Frutos?!

Você Está Produzindo Bons Frutos?!

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

QUAL FRUTO VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO?

 

Questionamentos para Reflexão

·         Alguma vez em sua vida, você teve inveja de alguém?

·         Alguma vez em sua vida, você criticou alguém sem conhecer o outro lado da história?

·         Houve algum momento em sua vida, que você achou que Deus não lhe amava?

·         Alguma vez em sua vida, você blasfemou contra Deus ou duvidou do amor Dele por sua vida?

·         Em algum momento você disse ou pensou: "Deus, por quê isto está acontecendo comigo?"

·         Em algum momento de sua vida,  as dificuldades lhe fizeram murmurar contra Deus ou duvidar da promessa do Senhor para sua vida?

 

Vejamos o que diz a palavra do Senhor:

Leitura Bíblica (Texto base)

Tradução NVI - Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Tema do Meio:  A palavra do Senhor que acabamos de ler nos induz a uma auto-reflexão para verificarmos se somos uma árvore que está produzindo bons frutos  ou se nos transformamos em galhos secos que deverão lançados ao fogo.

Que tipo de árvore é você? Você acredita que tem feito a vontade  do Senhor e tem sido um filho fiel e obediente? Ou costuma agir como um gentil que só sabe falar "Senhor, meu Senhor, me ajude!" mas seu coração está plantado no chão de pedras e não nos céus?

Ilustração: Vamos imaginar a situação de um  pai rico e poderoso que tinha dois filhos e para  ambos ofereceu as mesmas oportunidades. Xmais o filho mais novo era dedicado, obediente, persistente e estudioso. Costumava deixar de ir à baladas para se dedicar aos estudos porque sonhava ser médico. Seus amigos o criticava mas ele permaneceu firme no seu propósito e depois de alguns anos conquistou sua vitória: o diploma de médico.
Em contrapartida, Ymenos, o filho mais velho  só pensava  em levar vantagens e  em se divertir. Era malandro, não gostava de estudar nem  de trabalhar e quando completou trinta anos só conquistou inveja do irmão vencedor.

 

Pergunta de Impacto: Esta ilustração nós mostra que devemos  nos avaliar e nos perguntar: com qual deste dois irmãos nos identificamos? Com Xmais, o persistente e obediente ao pai?  Ou com Ymenos, o invejoso que só pensa em levar vantagens?

Ponto Cruz:  O exemplo acima nos mostra que não podemos nos esquecer que o mesmo acontece com a nossa vida. Deus, o Soberano, o Único, o Verdadeiro, o Principio e o Fim, oferece a todos os seus filhos as mesmas oportunidades.
 Todos nós podemos ser vitoriosos em Cristo Jesus mas parece que alguns insistem em seguir o exemplo de Ymenos. E Deus não interfere em suas escolhas. Mas sofrerá as conseqüências de suas escolhas...assim como Xmais se tornou médico e Ymenos, um invejoso rancoroso.

Fundamentação: É óbvio que é mais fácil entrar pela porta larga do que pagar o preço para conquistar a vitória de alcançar o coração do Senhor. Então, novamente lhe pergunto: Que tipo de fruto você está produzindo?  Você está firme no seu propósito de conquistar o coração de Deus e obter o diploma da Salvação ou está se transformando em galhos secos que deverão ser lançados ao fogo?

Ilustrando: Não esqueçam do exemplo do Pai que tinha dois filhos e aos dois deu a mesma oportunidade; sendo que um preferiu seguir o caminho mais fácil e se tornou uma arvore infrutífera. Enquanto o outro decidiu pagar o preço, renunciando passar pela porta larga mas ao final conquistou a vitória de ser uma árvore que produzia  bons frutos.

Conclusão:  Portanto, podemos dizer que não temos o direito de questionarmos Deus sobre o tamanho de nossas lutas pois a todos ele dá as mesmas oportunidades. O que precisamos fazer e   avaliarmos nossas atitudes para verificarmos se estamos agindo com Xmais ou Ymenos.
O que nos consola é sabermos que sempre há tempo para mudarmos nossas atitudes  para que possamos recolocar nosso trem nos trilhos da Salvação.
Não questione Deus por provações que está vivendo. Se reavalie para se fazer uma árvore que produz bons frutos. Não acredite que apenas vindo a igreja irá conquistar o diploma da Salvação. Ninguém conquista o coração de Deus sem passar pela faculdade do Senhor e sem fazer as provas no meio do caminho. Pare de olhar para o lado  e olhe para cima para enxergar o que o coração do Deus deseja para sua vida porque Ele dá as mesmas oportunidades para todos. A diferença está em quem está disposto a pagar o preço para ser uma árvore que dá bons frutos.  Amém.

 

Última atualização ( Qua, 22 de Julho de 2015 22:40 )