COPEB

Ajudando você a voar com as águias!

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Artigos eclesiásticos Evento ou "É vento"?

Evento ou "É vento"?

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 19
PiorMelhor 

 

CARTA ÀS IGREJAS

Na primeira abordagem sobre o tema (Jesus era pregador de fora) discutiu-se os cuidados necessários ao convidar gente de fora. Neste, vamos abordar a questão das motivações: - Por que a sua igreja quer trazer alguém?

Em algumas das minhas viagens por este Brasil, tenho percebido que certas igrejas têm fome de promover eventos e atrair novidades tão-somente para agradar o povo e para crescer numericamente. Não posso deixar de alertá-las que há aí um grande perigo, pois os melhores "pregadores" e "cantores evangélicos" que tenho visto ultimamente são justamente os que mais estão trazendo prejuízo moral, espiritual e doutrinário ao povo de Deus. E, devido ao seu marketing pessoal (feito até por empresas especializadas), são justamente os que cobram mais caro e são convidados a voltar, pois caem facilmente no gosto do povo.

Quanto à busca de novidades, parece-me que tais igrejas não querem mais ouvir a mensagem crucial do evangelho (crucial x cruz), mas enquandram-se quase que perfeitamente nas palavras do Apóstolo Paulo em II Timóteo 4.3-4:  "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas".

Alerto-as que qualquer novidade doutrinária é "vento de doutrina", excrescência teológica, uma vez que o evangelho, na sua totalidade, já foi nos entregue  (Judas 3). A única - e maravilhosa - novidade que nos resta é a que foi anunciada por Paulo: "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" (Romanos 6:4).

Quanto ao crescer numericamente, os resultados quase sempre são desanimadores, e as pessoas que chegam à igreja por este viés, geralmente, não demonstram qualquer compromisso verdadeiro com Cristo e com a igreja local. Além disso, há uma princípio sobre Crescimento de Igreja que diz: "Do jeito que você ganha alguém, terá que mantê-lo". Se isso é 100% verdade, as igrejas que crescem por este meio, se desejam manter este "crescimento", terão que viver fazendo novos e "maravilhosos" eventos, sob o constante risco de perder tais pessoas para uma outra igreja que estiver fazendo eventos "melhores" por aí, com pregadores ou cantores mais famosos.

Por quais motivos uma igreja deve trazer alguém de fora?

a) Para abrilhantar as nossas ocasiões especiais - Anivesários, festividades, momento especiais da igreja etc.

b) Para abordar assuntos específicos - Família, missões, drogas, relacionamentos conjugais etc.

c) Para nos ajudar a ouvir a voz de Deus - Há momentos em que nem a própria igreja nem o pastor sabem ou conseguem dizer o que precisa ser dito. Em situações assim, especialmente quando a igreja está estagnada, sem direção, ou quando o diálogo interno está estremecido, melhor nada que alguém de fora para nos jogar umas verdades na nossa cara. Não se trata de convidar alguém já orientado a atacar um lado ou defender o outro. A igreja deve reunir-se, orar, reconhecer que precisa de ajuda externa e pedir ao Pai que envie um dos seus mensageiros para a orientar, com o compromisso coletivo de ouvir e obedecer.

d) Para nos lembrar que precisamos uns dos outros - Quem se isola acaba arrogante e degenerado. Precisamos do olhar do outro, de uma voz independente, de uma reflexão esquecida, de uma crítica sincera, de novas perspectivas, de troca de experiências, de caminhos alternativos.


Um bom evento em sua igreja será uma bênção jamais esquecida. Mas, sempre se perguntem: Evento ou "É vento"?

 

Abraços

Pr Ronaldo Franco
Presidente do COPEB

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

 

 

Última atualização ( Dom, 27 de Março de 2011 01:53 )