COPEB

Ajudando você a voar com as águias!

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Artigos gerais Utilidade Pública (dicas)

Utilidade Pública (dicas)

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 


UTILIDADE PÚBLICA

a) Se você tiver outras dicas, informe-nos e estaremos divulgando e citando o seu nome como colaborador.
b) Se alguma das informações abaixo estiver errada ou desatualizada, avise-nos por favor.

    Para contactar-nos, clique aqui.
 

1. Segunda via de documentos via internet
    Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais viajar, ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.  O cartório eletrônico, já está no ar! Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.  Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. O  documento chega por Sedex.
    
     www.cartorio24horas.com.br


2. Auxílio à lista telefônica (gratuíto) 
    Basta ligar 0800.2800102


3. Dicas jurídicas e de segurança pessoal - Colaboração enviada por: Pr Cleibe Palone (pastor e advogado)
    a) Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva 'SOLICITAR RG' .

    b) Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use este em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

    c) Tire fotocópia do conteúdo de tua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar, em caso de roubo ou extravio. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Se sabe de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados. Infelizmente, eu, um advogado, tenho conhecimento de primeira mão porque minha carteira foi roubada no último mês. Dentro de uma semana, os ladrões ordenaram um caro pacote de telefone celular, aplicaram para um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira, e outras coisas mais.

     d) Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões e documentos foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

     e) Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:  Entre em contato imediatamente com SPC, e SERASA e outros órgãos de crédito que houver e solicite que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado. Até que eu fosse aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito. Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, nenhum de que eu soube depois que eu coloquei o alerta. Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira. Depois, alguém a devolveu para mim. Esta ação parece ter feito eles desistirem.

 

Última atualização ( Qui, 27 de Março de 2008 11:02 )